terça-feira, 4 de outubro de 2011

Aftosa: fiscalização de fronteira fecha quatro abatedouros no RS

A Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul informou hoje que já interditou quatro abatedouros desde que reforçou a fiscalização sanitária na fronteira com a Argentina. A operação foi deflagrada dia 24 de setembro, como medida preventiva contra o ingresso do vírus da febre aftosa em território brasileiro depois da confirmação de um foco da doença no Paraguai, dia 18.

Os abatedouros fechados operavam clandestinamente e em um deles foi localizado um animal sem registro na Inspetoria Veterinária da região. O bovino não apresentava problemas clínicos, mas foi levado a abate sanitário, informou a secretaria.

Os fiscais do Estado, com apoio da Brigada Militar e do Exército, também fiscalizaram 89 propriedades rurais, com 3,4 mil bovinos. Deste total, 163 estavam sem registro e por isso os proprietários forma multados e receberam prazo de 48 horas para justificar a procedência dos animais.

A operação incluiu ainda 56 barreiras rodoviárias, que inspecionaram 594 veículos e 51 toneladas de carne. Deste total, 334 quilos foram apreendidos por falta de documentação ou por estarem fora dos padrões sanitários exigidos, informou a secretaria.

Fonte: jornal Valor Econômico, adaptada pela Equipe BeefPoin

Nenhum comentário:

Postar um comentário